O Chá Que Acalma

quarto de garota adolescente com foco na cama - desenho em aquarela digital

Nick estava na cama, mas acordada; sentia muita dor no estômago. Na cozinha, PAPAI estava preparando um chá especial para aliviar o seu desconforto.

Ao entrar no quarto, PAPAI viu a menina olhando para o teto com as pequenas mãozinhas pressionando a barriga. Seu semblante era de claro cansaço e dor. Porém, ao ver PAPAI cruzar a porta do quarto, Nick deu um pequeno sorriso de alívio.

— Oi, PAPAI. Ainda bem que o Senhor está aqui. — Ela se sentou na cama com cuidado para tomar o chá.

PAPAI se sentou na beirada da cama, ajeitando a coberta ao redor dela, e entregou a xícara ainda fumegante para Nick.

— Eu não devia ter comido tudo aquilo, né? Me sinto uma boba por isso... Não consigo me controlar quando tem tanta coisa gostosa para comer. Aí eu passo mal e não quero ver nada na minha frente. Mas depois que acaba toda a dor, eu quero voltar a comer tudo de novo!

PAPAI riu. Um riso leve, contido e cheio de ternura, enquanto observava a fumaça rala subir da xícara que aquecia as mãos da menina.

— Minha pequena...— começou ele, com aquela voz grave e acolhedora que sempre trazia paz para dentro do quarto. — A vida é muito parecida com aquela mesa de doces que você encontrou essa noite.

Nick soprou o chá devagar e deu um pequeno gole, sentindo o calor descer pela garganta e começar a desatar o nó que estava no seu estômago.

— Como assim, PAPAI? — perguntou ela, com a voz um pouco arrastada pelo sono que começava a chegar.

— A vida é cheia de coisas maravilhosas, tentações brilhantes e momentos que queremos aproveitar de uma vez só. O problema não é achar tudo gostoso ou querer aproveitar as coisas boas. O problema é esquecer que o nosso corpo e a nossa mente têm um limite.

Ele passou a mão suavemente pelos cabelos da filha.

— Eu sei que é difícil parar quando está bom. Mas é por isso que, de vez em quando, a gente sente essa dorzinha. Ela é um aviso. Não é um castigo, é apenas o seu corpo dizendo: "Ei, vá com calma. Deixe um pouco de alegria para amanhã."Se a gente consome tudo de uma vez, não sobra nada para o dia seguinte, a não ser o desconforto. E pior: perdemos a capacidade de saborear as coisas aos poucos.

Nick encostou a cabeça no travesseiro, piscando os olhos pesados. O calor da bebida, somado ao tom reconfortante da voz dele, já estava fazendo efeito. A dor aguda começava a dar lugar a uma sonolência tranquila.

— Prometo tentar comer mais devagar da próxima vez — murmurou ela, já quase se rendendo ao cansaço. — E tentar não comer tudo o que eu ver pela frente.

— Não precisa prometer ser perfeita, Nick — ele sorriu. — Só prometa prestar um pouco mais de atenção ao que você sente. 

Ele pegou a xícara vazia das mãos da menina e a colocou na mesa de cabeceira, cobrindo-a até os ombros para protegê-la do frio da noite.

— Boa noite, minha pequena.

— Boa noite, PAPAI.

Esse pequeno texto não é só sobre comida, mas sobre todas as coisas que fazemos em excesso porque não queremos parar por algum motivo... tudo em excesso nos faz mal de alguma forma, seja para nosso corpo ou para nossa mente. Por isso que PAPAI nos deu o exemplo do descanso... Depois de ter feito toda a criação Ele descansou. PAPAI nos mostra o tempo todo que fomos criados com limites e precisamos respeita-los para ter uma vida melhor, para ter a vida que Ele preparou para nós.


Comentários